Palestrante: Prof. Eduardo Giannetti

É graduado em Economia (1978) e em Ciências Sociais (1980) pela USP e PhD em Economia pela Universidade de Cambridge, Inglaterra. Lecionou na Universidade de Cambridge (1984-87), onde permanece como professor convidado. Foi professor na FEA/USP (1988-2000), tendo sido eleito pelos alunos, melhor professor da Faculdade de Economia. Foi tambem professor do INSPER Instituto de Ensino e Pesquisa (ex Ibmec) em São Paulo. Foi eleito “Economista do Ano em 2004” pela Ordem dos Economistas de São Paulo. Tomando como ponto de partida a filosofia econômica, o professor Giannetti vem fazendo contribuições importantes ao pensamento econômico brasileiro. Seus livros repercutem muito além dos círculos acadêmicos ou simplesmente econômicos. O livro, Vícios Privados, Benefícios Públicos (Companhia das Letras, 1993), ganhou o Prêmio Jabuti em 1993, na categoria Ensaio. O Auto-Engano (Companhia das Letras, 1998), também premiado, consagrou Giannetti não apenas como um economista destacado, mas também um importante pensador. Além desses, publicou Beliefs in action (Cambridge University Press, 1991); Felicidade (Companhia das Letras, 2002), O mercado das Crenças ( Companhia das Letras, 2003), O Valor do Amanhã (Companhia das Letras 2005), O Livro das Citações – Um breviário de idéias replicantes (Companhia da Letras, 2008) e diversos outros livros e artigos, nacionais e internacionais. Em suas exposições, aborda além do macro cenário econômico, temas como ética e as conseqüências sociais das transformações econômicas.

Palestrante: William Waack

William Waack tem 62 anos e é jornalista desde os 16. Atualmente é apresentador do Jornal da Globo, da Rede Globo, e do Globo News Painel, na Globonews, mas é como repórter que passou a maior parte da carreira. Foi correspondente internacional durante 21 anos, principalmente na Europa e Oriente Médio. É um dos mais premiados jornalistas brasileiros, tem quatro livros e também leciona Relações Internacionais na FAAP.

Palestrante: Luciano Libório

Diretor de Abastecimento e Regulamentação do Sindicom com formação em engenharia mecânica pela UFRJ e MBA pela FGV em Gestão de Negócios, possuindo experiência nas áreas de logística e operação de empresas do setor de distribuição de combustíveis como Esso, Cosan e atualmente na Raizen.

Palestrante: Luciano Pires

Luciano foi, por 26 anos, executivo de marketing da Dana Corporstion, grande multinacional do segmento de autopeças, com experiência de trabalho no Brasil, América do Sul e Estados Unidos. Estudou na Universidade Mackenzie, FGV e Universidade de Michigan nos EUA, além de formar-se examinador pelo Six Sigma Examiner Program da Dana University em Toledo- Ohio. Luciano mergulhou fundo no universo corporativo, experiência que aliada a seus dez anos como empreendedor, deram-lhe uma visão privilegiada da dinâmica do mundo dos negócios e do comportamento das pessoas que desempenham papéis de liderança. Escreveu e publicou seis livros, entre eles O Meu Everest, Brasileiros Pocotó, Nóis…qui invertemo as coisa e o Diário de Um Líder. Cartunista premiado, tornou-se colunista de vários sites, revistas e jornais, além de estar à frente do programa Café Brasil na rádio Mundial FM (95,7 FM) em São Paulo. O Café Brasil transformou-se em 2006 num dos mais importantes podcasts produzidos no Brasil.

Palestrante: Eduardo Hiluey

Formado em Engenharia Mecânica pela Mauá a 42 anos, com pós-graduação em Administração de Empresas pela Getúlio Vargas, trabalha na indústria de equipamentos para Postos de Serviço desde 1997. Foi Gerente Geral da PetroTechnik do Brasil (atualmente Franklin Fueling) por quase oito anos, Presidente da Ecoflex por mais de seis anos e Diretor Administrativo Financeiro do Grupo Zeppini/Ecoflex por mais de três anos. Participa da ABIEPS desde seus primórdios, foi Conselheiro por mais de dez anos, membro do Conselho de Ética por quase 10 anos e Diretor Financeiro por mais de oito anos. Atualmente ocupa o cargo de Secretário Executivo da ABIEPS.

Palestrante: Claudio Reboredo

Claudio Reboredo tem de mais de 26 anos de experiência em Distribuição de Combustíveis e na indústria de Lojas de Conveniência, ocupando posições executivas nos Inglaterra, Estados Unidos e América Latina para a maior empresa integrada de petróleo do mundo. Ele trabalhou e viveu em cinco países diferentes, acumulando ampla experiência nas áreas de marketing, branding e varejo, aplicada a mercados, regiões e temas variados. Claudio é também destacado membro do Conselho Latino-Americano de Pesquisa em Varejo da Coca-Cola (Coca-Cola Retailing Research Council for Latin America). Ele realiza, por convite, várias palestras para estudantes internacionais no IAE Business School, da Universidade Austral, e outros eventos. Atualmente, dá suporte estratégico a clientes internacionais na América Latina, além de desenvolver e ministrar programas educacionais especializados.

Palestrante: Daniel Miranda

Hoteleiro com 12 anos de experiência na indústria da hospitalidade, atuou no The Address Hotel e Dubai Marine Beach Resort, ambos em Dubai - Emirados Árabes. Hoje é consultor do IHMD - Instituto de Hospitalidade Monteiro Drummond, onde realiza treinamentos para hotéis, restaurantes e shopping centers tais como: Copacabana Palace, Pestana, Miramar by Windsor, VillageMall, Shopping Leblon, entre outros.

Palestrante: Antônio Augusto

Diretor Presidente do grupo Excel Produtos Eletrônicos Ltda; Presidente da Abieps, Associação Brasileira da Industria de Equipamentos Para Postos de Serviço.

Palestrante: Sérgio Molinari

Administrador de Empresas, com mais de 25 anos de vida executiva e empresarial. Sócio Diretor Foodservice da Gouvêa de Souza - GS&MD, Sócio Fundador da Food Consulting. Conselheiro, consultor e palestrante para empresas nas áreas de alimentos e varejo, e parceiro de negócios do Restaurant Week Brasil, do Guidu Card e do IPESO. É também o representante oficial do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará em São Paulo. Em sua trajetória como executivo, foi CEO das editoras Larousse e Escala Educacional, Diretor e Publisher da Revista Supermercado Moderno (Grupo Carvajal), Diretor de Foodservice no Café 3 Corações, na Bunge Alimentos e na Telefónica B2B, COO da LCA Alimentos, Gerente de Unidade de Negócios e Gerente Nacional de vendas na Ceval Alimentos e Sadia Alimentos, respectivamente, além de Gerente de Contas na Nielsen Brasil. Membro ou afiliado de várias entidades e associações, como IBGC, NRA, Food Consultants, ABIA, ABIP, ABRASEL, ABITRIGO, FMI.

Palestrante: Paulo Miranda

Paulo Miranda Soares é advogado, formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-graduado em Direito Comercial. Mineiro da cidade de Caratinga, é revendedor há quase 35 anos.Assumiu a presidência da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) em maio de 2010, embora já ocupasse o cargo de presidente em exercício desde maio de 2007. Também já presidiu o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Minas Gerais (Minaspetro), onde exerceu 4 mandatos. É ainda diretor da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e membro da Comissão Latino-Americana de Empresários de Combustíveis (CLAEC).

Palestrante: Antonio de Padua Rodrigues

Diretor Técnico
Membro da equipe da UNICA desde 1990, exerce o cargo de diretor Técnico desde 2003. Foi coordenador de Administração e Finanças do Programa Nacional de Melhoramento da Cana-de-Açúcar (Planalsucar) e supervisor Administrativo-Financeiro dos projetos financiados pela Secretaria de Tecnologia Industrial (STI) do Ministério da Indústria, Comércio e Tecnologia (MICT). Em 1983, implantou junto aos fornecedores de cana o Sistema de Pagamento de Cana por Teor de Sacarose (SPCTS), junto ao qual atuou como consultor até 1990. É Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração de Empresas, Serviço Social e Educação de Americana (SP), com especialização em Administração de Projetos na Faculdade de Economia e Administração (FEA) da Universidade de São Paulo.

Palestrante: Aurélio Cesar Nogueira Amaral

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo – São Bernardo do Campo – SP, com MBA em Controladoria na Gestão Pública – USP/FIPECAFI – São Paulo, foi Assessor de Diretoria da ANP, Coordenador Geral do Escritório da ANP de São Paulo e Superintendente Adjunto de Fiscalização da ANP, onde foi Coordenador do Programa Gás Legal e atualmente Superintendente de Abastecimento da ANP.

Palestrante: Ricardo de Gusmão Dornelles

Engenheiro Eletricista – Graduado pela Universidade de Brasília - UnB – Brasília-DF, em 1980.
Diretor do Departamento de Combustíveis Renováveis, da Secretaria de Petróleo, Gás natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, gerenciando as áreas institucionais de abastecimento e supervisão do mercado de combustíveis renováveis, desde sua criação em 2003. Funcionário de carreia da ELETRONORTE, cedido ao Departamento Nacional de Combustíveis do Ministério de Minas e Energia desde 1996, onde atuou na Coordenação de Abastecimento até a criação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustívies – ANP. Em 1998 exerceu o cargo de Superintendente de Infraestrutura de Abastecimento, na primeira organização da Agência, e posteriormente, ainda em 2008, coordenador do Comitê de Comercialização de Álcool Etílico Combustível – CAEC, responsável pela comercialização de etanol durante a transição do regime de preços controlados para o regime de preços livres. Representante do Ministério de Minas e Energia no Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool – CIMA. Representante na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Açúcar e Álcool; e no Grupo Gestor do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel. É membro do Conselho de Administração da PBIO (Petrobras Biocombustíveis S.A.), e representante do Ministério de Minas e Energia junto no Comitê Executivo do Acordo de Cooperação em Bioenergia da Agência Internacional de Energia.

Palestrante: Jaime Finguerut

Engenheiro químico, trabalha no CTC- Centro de Tecnologia Canavieira desde 1980, boa parte deste tempo liderando o desenvolvimento da tecnologia brasileira de produção de etanol a partir da cana-de-açúcar. Nos últimos anos tem se dedicado ao desenvolvimento estratégico da produção de etanol, tendo iniciado no CTC o projeto de produção de etanol de segunda geração que usa todas as frações da cana-de-açúcar e que potencialmente poderá aumentar a produção de etanol em 50% na mesma área plantada de cana de forma econômica e sustentável.

Palestrante: Geraldo Amaral

Formado em Direito e Tecnólogo em Saneamento, com especialização em Engenharia de Controle da Poluição, Saneamento Ambiental e Gestão em Áreas Contaminadas. Professor da disciplina de Saneamento Básico e Meio Ambiente do curso de Engenharia Civil, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável nos cursos de Engenharia Mecanica e Engenharia Química e de Proteção do Meio Ambiente no curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho na FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA- FACENS.Sócio fundador da Lytics – Gestão da Informação. Foi sócio senior e diretor da área de Inteligência de Mercado da GS&MD Gouvêa de Souza por 13 anos, responsável pela realização de todas as pesquisas e estudos de mercado para a empresa e seus clientes, atendendo mais de 500 empresas de médio e grande porte. Palestrante nacional e internacional e co-autor dos Livros Neoconsumidor, Metaconsumidor e Mercado e Consumo. Engenheiro Civil, pós graduado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade de Dortmund na Alemanha.

Palestrante: Bernardo Souto

Bacharel em Direito pela PUC/MG e Advogado, pós-graduado em Direito Público pela PUC/MG, Engenheiro Ambiental pela FUMEC/MG, Pós-graduado em Gerenciamento de áreas Contaminadas pela univ. SENAC/SP. Ex-conselheiro do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte, ex-membro da Câmara Ambiental de Derivados de Petróleo da CETESB/SP. Membro suplente do Conselho Curador da Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM. Membro do GT de Meio Ambiente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC.

Palestrante: Luiz Góes

Sócio fundador da Lytics – Gestão da Informação. Foi sócio senior e diretor da área de Inteligência de Mercado da GS&MD Gouvêa de Souza por 13 anos, responsável pela realização de todas as pesquisas e estudos de mercado para a empresa e seus clientes, atendendo mais de 500 empresas de médio e grande porte. Palestrante nacional e internacional e co-autor dos Livros Neoconsumidor, Metaconsumidor e Mercado e Consumo. Engenheiro Civil, pós graduado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade de Dortmund na Alemanha.

Palestrante: Ana Carolina Castro

Profissional graduada em Relações Públicas e pós graduada em Gestão de Marketing pela Fundação Dom Cabral, com 15 anos de carreira desenvolvida nas áreas Comercial, Comunicação e Varejo. Forte atuação na elaboração de planejamento estratégico, gestão orçamentária e desdobramento de planos táticos. Cinco anos de atuação na expansão de lojas de conveniência em território nacional com crescimento de 20% ao ano nas unidades da rede e negociações com indústrias do varejo. Gestão de equipes multidisciplinares em projetos estratégicos, envolvendo todas as áreas de interface garantindo maior eficiência na implantação de novos produtos/serviços.

Palestrante: Cristina Tosta

Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). Com mais de 10 anos de experiência no varejo sempre trabalhou em grandes multinacionais como General Mills e Shell (Raízen Combustíveis). Há quase sete anos na Raízen, onde nos últimos três coordenou a divisão de marketing/conveniência, na área de layouts, padrões e oferta. Há dois anos é responsável pela Gestão do Food Service das Lojas Shell Select Brasil.

Palestrante: Meire Kalinovski

Cursando MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro/RJ e bacharel em administração pela Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo/SP, desde 2001.

Palestrante: Marcos Mota

Marcos Mota, é economista pós-graduado em marketing e varejo, atualmente responde pela gerência de desenvolvimento am/pm, onde tem sob sua responsabilidade as coordenadorias de desenvolvimento e produtos. Há 20 anos na Ipiranga, o executivo esteve também à frente da área de operações de varejo.

Palestrante: Elcio Farah

Engenheiro mecânico pela Faculdade de Engenharia Industrial – FEI, com ênfase nas áreas automobilística e produção, e pós graduação em Gestão Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Diretor adjunto da AFEEVAS; Diretor da Econcept Soluções Sustentáveis, atuando como consultor desde 2001 para questões de tecnologia e meio ambiente. Trabalhou 16 anos no setor público CETESB, e 12 anos na indústria automotiva. Sócio fundador da AEA; Diretor Institucional, administrativo e de eventos, entre 1996 e 2002. Membro do conselho diretor por seis mandatos, e do conselho fiscal há quatro mandatos.

Palestrante: Rodolfo Rizotto

Rodolfo Rizzotto – Coordenador do SOS Estradas – Editor do www.estradas.com.br , autor do estudo Pontos de Parada no Brasil, além de vários estudos e livros sobre segurança no trânsito.

Palestrante: Marcelo Sampaio

Diretor de Informações em Transportes na Secretaria de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes. Mestre em Planejamento de Transportes com estudos em Avaliação de Vulnerabilidade de Infraestrutura de Transportes (UnB). Graduado em Engenharia Civil com ênfase em Transportes (UnB). Analista de Infraestrutura do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Experiência em gestão e uso de ferramentas de geoprocessamento para formulação e avaliação de políticas públicas. No Ministério dos Transportes, responsável pela implementação e avaliação das atividades de coleta de processamento de dados, análise estatística, elaboração dos indicadores e divulgação de informações de transportes ao processo de consolidação da Política Nacional de Transportes. Coordenador do Grupo Técnico para implementação dos Pontos de Parada nas Rodovias Federais para atendimento da Lei n° 13.103/2015.

Palestrante: Luiz Fernando da Silva

Luiz Fernando da Silva e Souza Junior, formação em economia, com MBA em engenharia econômico-financeira. Atualmente atuando como gerente de tecnologia da diretoria da rede de postos da Petrobras Distribuidora e como diretor de meio ambiente do Sindicom. Funcionário de carreira da BR desde 2003 onde atuou na área de planejamento e comercial. Antes da Petrobras, atuou no mercado de telecomunicações em diversas empresas.

Palestrante: Hugo Leal

Hugo Leal é advogado formado pela UFRJ, especialista em Direito Eleitoral e Administrativo, bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade Cândido Mendes e especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (UFRJ). Foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2006. Destacou-se no Congresso Nacional ao criar a Lei Seca. Foi reeleito em 2010 e em 2014. É hoje vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, coordenador da Bancada do Rio e presidente regional do Pros no Rio de Janeiro. Integrou a Comissão Externa da Câmara dos Deputados que acompanhou a XXVIII Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro, em 2013.

Hugo Leal foi secretário de Administração e de Justiça e Cidadania, do Estado do Rio de Janeiro. Exerceu também a presidência do Detran-RJ e foi integrante da União dos Juristas Católicos da Arquidiocese do Rio de Janeiro, membro da Ordem Imperial do Outeiro da Glória do Rio de Janeiro e conselheiro do Vicariato da Comunicação Social da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Como deputado representou o Poder Legislativo brasileiro em eventos internacionais, destacando-se o Encontro Ibero-Americano e do Caribe de Segurança Viária e o Encontro Continental Latino-Americano da Pastoral da Estrada e Rua. Chefiou a delegação brasileira na I Conferência Ministerial Global sobre Segurança Viária. Este último evento aprovou a Carta de Moscou, que serviu de base para a resolução da ONU, que instituiu a Década de Ação para Segurança no Trânsito 2011-2020.

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, Hugo foi relator-parcial na Comissão do Código do Processo Civil e teve atuação fundamental na defesa dos royalties do petróleo para o Estado do Rio de Janeiro, ao unir a bancada fluminense para impedir perdas de receitas dos estados produtores. Em 2012, a Revista Veja apontou Hugo Leal como o deputado fluminense que mais atuou por um Brasil moderno e competitivo. Ele alcançou a segunda maior nota do País no Ranking do Progresso. Em 2014, o jornal O Globo destacou Hugo Leal como o deputado mais presente em Comissões da Câmara e o segundo parlamentar que mais apresentou projetos de lei.

Entre as propostas individuais de Hugo Leal ou em parceria com outros parlamentares que viraram lei, além da Lei Seca (Lei 12760/2012), estão a minirreforma eleitoral (Lei 12034/2009) e a que qualificou as Instituições Comunitárias de Educação Superior – ICES e disciplinou o termo de parceria (Lei 12881/2013) .

Programação


Confira a programação completa do Fórum 2015.



5 de agosto de 2015, quarta-feira
10h00
11h00
Local: Auditório
Carlos Vieira de Mello
Solenidade de Abertura
11h00
13h00
Local: Auditório
Carlos Vieira de Mello

Palestra de Abertura
Tema: Conjuntura Econômica Nacional

Palestrante: Prof. Eduardo Giannetti - Professor e economista

13h00
21h00

Visitação à Feira

6 de agosto de 2015, quinta-feira
9h00
10h20
Local: Auditório
Carlos Vieira de Mello

Palestra Âncora
Tema: Os Rumos da Economia Brasileira

Palestrante: William Waack - Jornalista e apresentador

10h20
10h40
Coffee Break
10h40
12h00
(SALA 1)


O Cenário do Etanol - 40 ANOS DE PRÓ-ÁLCOOL (Debate) e a participação do Etanol o contexto da Matriz Energética Brasileira

Moderador: Luciano Libório - Diretor de abastecimento e regulamentação do Sindicom

Debatedores: Antonio de Pádua Rodrigues (UNICA) | Aurélio Amaral (ANP) | Ricardo de Gusmão Dornelles (Ministério de Minas e Energia) | Jaime Finguerut (CTC)

10h40
12h00
(SALA 2)

Gestão de Negócios

Palestrante: Luciano Pires
palestras provocacionais

12h00
13h00
(SALA 1)

Tecnologias do Futuro para Postos de Serviços

Palestrante: Eduardo Hiluey - Secretário Executivo da Abieps

12h00
13h00
(SALA2)

Tendências do Varejo de Conveniência

Palestrante: Claudio Reboredo
sócio do CORe Crowd

13h00
21h00
Visitação à Feira
7 de agosto de 2015, sexta-feira
09h00
10h20

Painel: Ideas To Go - Ideias para Inspiração / Criatividade no Varejo - Vídeo com boas práticas de varejo em lojas de conveniência e outros varejos

10h20
10h40

Coffee Break

10h40
11h40
(SALA 1)

A Arte de Servir Bem - Estabelecendo Padrões de Excelência

Palestrante: Daniel Miranda
Grupo MD
10h40
11h40
(SALA 2)
Meio Ambiente - O Tripé: Licenciamento ambiental, Gestão de Áreas Contaminadas e a Escassez de Recursos Hídricos Moderador: Antônio Augusto Franco Ferreira Presidente da Abieps
Debatedores: Luiz Fernando da Silva (Sindicom) | Geraldo Amaral (CETESB) | Bernardo Souto (Fecombustíveis)
11h40
13h00
(SALA 1)
Palestra + Debate - FoodService Palestrante: Sérgio Molinari - FoodConsulting
Moderador: Luiz Góes
sócio fundador da Lytics - Gestão da Informação
Debatedores: Ana Carolina Castro (AleSat) | Cristina Tosta (Raízen) | Meire Kalinovski (BR) | Marcos Mota (Ipiranga)
11h40
13h00
(SALA 2)
Painel Rodovias
Debate: A Rodovia e Seus Desafios
Temas Abordados: Lei do Caminhoneiro + Arla 32
Coordenador: Paulo Miranda - Presidente da Fecombustíveis
Debatedores: Elcio Farah (AFEEVAS) | Rodolfo Rizotto (SOS Estradas) | Marcelo Sampaio (Secretaria de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes) |
Hugo Leal
13h00
21h00

Visitação à Feira



/ExpoPostos /ExpoPostos /ExpoPostos
Realização

Revista Oficial

Apoio

Promoção e Organização

Local