Confira os temas debatidos hoje no Fórum
Data: 17/9/2009 00:00:00 Fonte: Assessoria de Imprensa
Quem participou do segundo dia do Fórum Internacional de Postos e Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência e Food Service pôde conferir temas importantes para o setor como o biocombustível, o direito da concorrência e o processo de fidelização do cliente.
A palestra “Etanol: competitividade agora e no futuro”, do ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, lotou ontem a sala 1. O público presente acompanhou o tema atento. “O Brasil ocupa uma posição que muitos outros países gostariam de estar. E a tendência do consumo é continuar em crescimento, pois a maioria dos carros fabricados hoje no Brasil é flex”, diz Roberto, apesar de salientar que para isso, “o país necessita de uma melhor estratégia de plantio e distribuição”. Sobre a crise, o professor acredita que o Brasil foi menos afetado e tem potencial em ser líder na produção de biocombustíveis. “O Governo foi ágil e tomou ações especificas que contribuíram para reduzir o impacto da crise econômica. Na agricultura os efeitos ainda estão se fazendo sentir, mas o cenário é positivo para 2010”.
A palestra “Não obrigado. Estou só olhando!”, apresentada pelo renomado consultor e presidente do Grupo Friedman, Fernando Lucena, debateu os desafios enfrentados no varejo e a importância do bom atendimento, tratamento e eficiência na hora da venda. Temas como diversificação e inovação do negócio também fizeram parte da apresentação de Fernando, que ressaltou ao final de sua palestra o quanto o treinamento e reconhecimento da capacidade de cada funcionário podem ser responsáveis pelo sucesso da empresa.
Já o consultor jurídico da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e da Fecombustíveis, Leonardo Canabrava, abordou em sua palestra, entre outros assuntos, a lei de repressão ao abuso do poder econômico. Além disso, explicou aspectos jurídicos da verticalização, da formação de cartel e do paralelismo consciente.
Baixe o Folder da Expo Postos e Conveniência 2009. Clique na imagem: